Em Setembro, vai acontecer o "Android na Rede", um curso completo (desde o básico ao avançado) sobre a plataforma Android. Inédito em Belém!
O curso será realizado na Equilibrium Web. Num total de 60h, o curso é totalmente "hands-on", indo desde a instalação das ferramentas necessárias para construir os aplicativos até a publicação deles no Android Market.
Ficou interessado? Então não perca esta oportunidade pois as vagas são limitadas! Faça já sua pré-inscrição aqui. Abaixo, mais detalhes sobre o curso e o conteúdo abordado em cada módulo:
Objetivos:
Objetivos:
- Capacitar o aluno em todo o processo de desenvolvimento de aplicações móveis em Android, indo desde a construção do projeto até a sua publicação no Android Market.
- Aprender de forma bem extensa como funciona o SDK e a utilização das APIs disponíveis na plataforma.
Pré-requisitos:
- Conhecimento sobre Programação Orientada a Objetos e linguagem Java. Somente.
Público-alvo:
- Desenvolvedores em geral
Diferenciais:
- Todos os alunos inscritos, irão receber um kit contendo:
- Slides das aulas digitalizados
- Brindes no formato do mascote do Android
- Sorteio de mais brindes (ao término de cada módulo)
Sobre o instrutor:
Ramon Rabello é graduado em Ciência da Computação pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Trabalha com a tecnologia Java desde 2005. Membro da comunidade Tá Safo! e um dos idealizadores do projeto Andromeda, que foi apresentado durante o DroidCon '09, na Alemanha. Acompanha a plataforma Android desde seu início, promovendo o seu uso em artigos, cursos e palestras. Atualmente, trabalha como Engenheiro de Software na Cobra Tecnologia e é Certified Scrum Master (CSM) e Certified Scrum Product Owner (CSPO) pela Scrum Alliance.
Módulo Robô - 20h
(Básico)
Ramon Rabello é graduado em Ciência da Computação pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Trabalha com a tecnologia Java desde 2005. Membro da comunidade Tá Safo! e um dos idealizadores do projeto Andromeda, que foi apresentado durante o DroidCon '09, na Alemanha. Acompanha a plataforma Android desde seu início, promovendo o seu uso em artigos, cursos e palestras. Atualmente, trabalha como Engenheiro de Software na Cobra Tecnologia e é Certified Scrum Master (CSM) e Certified Scrum Product Owner (CSPO) pela Scrum Alliance.
Módulo Robô - 20h
(Básico)
Prazer, eu sou Android!
Introdução à plataforma Android
A Open Handset Alliance
Conceitos básicos (Building Blocks) da plataforma
Porque todo mundo está escolhendo Android?
Repercursão da plataforma no mundo e no Brasil
A plataforma Android como um framework
A máquina virtual Dalvik
Introdução à plataforma Android
A Open Handset Alliance
Conceitos básicos (Building Blocks) da plataforma
Porque todo mundo está escolhendo Android?
Repercursão da plataforma no mundo e no Brasil
A plataforma Android como um framework
A máquina virtual Dalvik
Configurando o Ambiente de Desenvolvimento
Baixando os componentes necessários
Desenvolvendo sem IDEs
Configurando o plugin ADT
A ferramenta “SDK Components and AVD Manager”
Aprendendo sobre os componentes fundamentais
View
Activity
ContentProvider
Service
BroadcastReceivers
AndroidManifest.xml
Android Virtual Devices (AVD)
Construindo seu primeiro “HelloAndroid”
Entendendo os AVDs
Estrutura de um projeto Android
A classe gerenciadora de recursos: R.java
Rodando a aplicação no emulador/androphone
Depurando sua aplicação com o LogCat
Componentes Visuais e Layouts
Views e ViewGroups
Hierarquia de Layouts
Principais Layouts:
LinearLayout
RelativeLayout
AbsoluteLayout
TableLayout
Arquivo de Layout em XML
Explorando os widgets
Alertas e Notificações
AdapterViews
Melhores práticas para desenvolvimento de layouts
Tratamento de eventos
Customizando novos widgets
Baixando os componentes necessários
Desenvolvendo sem IDEs
Configurando o plugin ADT
A ferramenta “SDK Components and AVD Manager”
Aprendendo sobre os componentes fundamentais
View
Activity
ContentProvider
Service
BroadcastReceivers
AndroidManifest.xml
Android Virtual Devices (AVD)
Construindo seu primeiro “HelloAndroid”
Entendendo os AVDs
Estrutura de um projeto Android
A classe gerenciadora de recursos: R.java
Rodando a aplicação no emulador/androphone
Depurando sua aplicação com o LogCat
Componentes Visuais e Layouts
Views e ViewGroups
Hierarquia de Layouts
Principais Layouts:
LinearLayout
RelativeLayout
AbsoluteLayout
TableLayout
Arquivo de Layout em XML
Explorando os widgets
Alertas e Notificações
AdapterViews
Melhores práticas para desenvolvimento de layouts
Tratamento de eventos
Customizando novos widgets
Telas (Activity)
Dissecando uma Activity
O ciclo de vida de uma Activity
Inicializando uma Activity
Finalizando uma Activity
Passando dados de uma Activity para outra
Criando uma aplicação com várias Activities
Dissecando uma Activity
O ciclo de vida de uma Activity
Inicializando uma Activity
Finalizando uma Activity
Passando dados de uma Activity para outra
Criando uma aplicação com várias Activities
Intents e IntentFilters
O que é uma Intent?
Como a plataforma traduz uma requisição (Intent) em uma ação
IntentFilters
Regras para resolução de Intents
Intents disponíveis em Android
Categorias de Intents
Um tipo especial de Intent: Pending Intent
O que é uma Intent?
Como a plataforma traduz uma requisição (Intent) em uma ação
IntentFilters
Regras para resolução de Intents
Intents disponíveis em Android
Categorias de Intents
Um tipo especial de Intent: Pending Intent
Recursos Visuais
O mecanismo de recursos visuais em Android
Fornecendo recursos
Acessando recursos
Mecanismo de Internacionalização
Tipos de recursos
O mecanismo de recursos visuais em Android
Fornecendo recursos
Acessando recursos
Mecanismo de Internacionalização
Tipos de recursos
Gráficos 2D & 3D
Desenhando com Canvas
Desenhando com SurfaceViews
Gráficos 2D
3D com OpenGL
Persistência de Dados
Tipos de mecanismos de armazenamento
Banco de Dados
Preferências Compartilhadas (SharedPreferences)
API de Preferências
Entendendo a relação de um banco de dados com um ContentProvider
Criando um banco de dados com SQLite
Consultando e manipulando um banco de dados
Integrando a camada de persistência à sua aplicação
Segurança e Permissões
A arquitetura de Segurança
Assinatura de aplicações
Utilizando permissões
Permissões de declaração e execução
Desenhando com Canvas
Desenhando com SurfaceViews
Gráficos 2D
3D com OpenGL
Persistência de Dados
Tipos de mecanismos de armazenamento
Banco de Dados
Preferências Compartilhadas (SharedPreferences)
API de Preferências
Entendendo a relação de um banco de dados com um ContentProvider
Criando um banco de dados com SQLite
Consultando e manipulando um banco de dados
Integrando a camada de persistência à sua aplicação
Segurança e Permissões
A arquitetura de Segurança
Assinatura de aplicações
Utilizando permissões
Permissões de declaração e execução
Localização & Mapas
A API de Localização
Obtendo sua posição via GPS
Geocoder e Reverse Geocoder
Criando uma aplicação LBS
A API de Mapas
Utilizando mapas com o componente MapView
Gerando certificados digitais para utilização de mapas
MapActivity: uma Activity específica para Mapas
Criando uma aplicação sensível ao contexto
Enriquecendo os mapas com ItemizedOverlay
A API de Localização
Obtendo sua posição via GPS
Geocoder e Reverse Geocoder
Criando uma aplicação LBS
A API de Mapas
Utilizando mapas com o componente MapView
Gerando certificados digitais para utilização de mapas
MapActivity: uma Activity específica para Mapas
Criando uma aplicação sensível ao contexto
Enriquecendo os mapas com ItemizedOverlay
Módulo Humanóide - 20h
(Avançado)
(Avançado)
Threads & Handlers
Executando tarefas em segundo plano
Handlers
AsyncTaks
Técnicas para tornar a aplicação mais responsiva
Executando tarefas em segundo plano
Handlers
AsyncTaks
Técnicas para tornar a aplicação mais responsiva
Serviços
Entendendo o componente Service
A interface AIDL
Ciclo de vida de um serviço
Criando um serviço para ser executado em segundo plano
AppWidgets API
O que é um AppWidget?
Os principais componentes da API
RemoteViews
Construindo uma appwidget
Rodando sua appwidget no emulador/androphone
O que é um AppWidget?
Os principais componentes da API
RemoteViews
Construindo uma appwidget
Rodando sua appwidget no emulador/androphone
Testes em Android
O Framework de Testes em Android
Utilizando TDD em Android
A ferramenta UIMonkey e a monkeyrunner API
A API de Instrumentação
Testando sua aplicação no emulador/androphone
Empreendendo com Android Market
Conheça o Android Market
Publicando sua aplicação no Android Market
Criando uma conta de desenvolvedor no Android Market
Criando uma conta de comerciante no Google Checkout
Assinando sua aplicação
Licenciando sua aplicação
Qual o contato: Phone?
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